::: CERN EM 4K :::

Enquanto o LHC - Large Hadron Collider passa pelo LS1 - Long Shutdown 1, período de manuntenção e melhorias que começou em fevereiro de 2013 e vai até o começo de 2015, todo o complexo de aceleradores bem como os principais detectores estão sendo registrados em vídeo de altíssima resolução chamada 4k, muito superior ao full HD que já é incrível.

O pequeno vídeo acima, de 1min11s, é uma amostra grátis do trabalho. Para vê-lo em alta definição, abra-o diretamente no Youtube (aqui) e, no ícone de engrenagem (definições) que fica na barrinha de ferramentas do player, escolha a resolução máxima (2160p 4k) ou outra resolução qualquer que preferir. Para aproveitar a qualidade das imagens, abra o vídeo em tela cheia! E tenha paciência: quanto maior a resolução, mais tempo vai demorar para baixar a mídia. Mas acredite: vale a pena esperar! Show de imagens! Repare no tamanho dos detectores gigantes quando comparados ao funcionários trabalhando.

Estive no CERN e conheci o LHC de perto durante a Escola de Física 2010 - Portuguese Programme. Mas, como o acelerador estava funcionando e estavam tomando as medidas que culminariam na comprovação do Bóson de Higgs que rendeu Nobel de Física 2013, não pude visitar o interior da máquina. A visão é incrível, ainda que virtualmente!

Dedico esse post ao prof. Nilson Marcos Dias Garcia, coordenador da Escola de Física do CERN (Brasil), e aos 19 professores brasileiros que estiveram comigo em Genebra/2010. 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 19h28





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites