::: Física ao Entardecer :::

 


Clique para ampliar o cartaz do evento


Física ao Entardecer é um programa de divulgação científica promovido pelo IFT - Instituto de Física Teórica da UNESP - Universidade Estadual Paulista.

A motivação do programa é propiciar o encontro de um pesquisador consagrado com o público leigo.

Em eventos mensais, sempre às quintas-feiras, o IFT promete trazer cientistas que vão abordar temas atuais e de relevância no cenário da pesquisa mundial.

Ficou interessado? Confira, logo abaixo, a agenda do Física ao Entardecer para o segundo semestre de 2014 que já prevê palestra na próxima quinta.

AGENDA
  • 21 de agosto - O cerne da matéria - A aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs 
     Prof. Rogério Rosenfeld
  • 18 de setembro - Informação quântica 
    Prof. Diógenes Galetti 
  • 16 de outubro - A matéria mais extrema do universo: as estrelas de nêutrons
    Prof. Jorge Horvath 
  • 13 de novembro - Um novo modo de investigar o cosmo: ondas gravitacionais
    Prof. Riccardo Sturani 

As palestas, sempre ao entardecer, justificando o nome do evento, começam às 19h no IFT que fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, em frente ao metrô Barra Funda, em São Paulo. 

Aproveite e visite a página do IFT no Facebook. Vale uma curtida. Eu já dei meu clique! E deixo essa super dica de palestras de divulgação científica que prometem alto nível! 




Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 17h26





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: A MAIOR LUA CHEIA DO ANO DE 2014 :::


"Super Lua" registrada por mim em 23/junho/2013

 

A Lua muda de tamanho? Claro que não!

Então, porque estão dizendo que hoje ela estará maior, num fenômeno popularmente chamado de Super Lua?

Na verdade, o tamanho real da esfera lunar é fixo. Mas o tamanho aparente pode mudar. Podemos, daqui da Terra, ter a sensação de que a Lua está maior ou menor, dependendo da época. E isso tem a ver com um belíssimo capricho cósmico!

É que a órbita da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular e sim uma oval que classificamos matematicamente como elipse. E a Terra, que atrai a Lua e mantém a sua órbita elíptica fechada, não fica no centro da elipse mas ligeiramente deslocada para um ponto conhecido como foco da elipse. Dessa forma, a Lua, enquanto orbita a Terra, pode se aproximar ou se afastar de nós. Confira a ideia na imagem abaixo.

Todos sabemos bem que o tamanho aparente de um objeto depende da distância entre ele o os nossos olhos. Certo? 

Quando acontece da Lua estar na fase cheia (com a face voltada para a Terra 100% iluminada pelo Sol) e passando pelo perigeu (ponto de máxima aproximação com a Terra),  ela nos parece cerca de 7% maior e 15% mais brilhante do que a média*.

Hoje, domingo, 10 de agosto, pouco antes das 15h, a Lua ficou com 100% do seu disco iluminado pelo Sol, ou seja, tivemos Lua Cheia. E poucos minutos depois das 15h a Lua passou pelo perigeu. Logo, tivemos uma Lua Cheia mais próxima da Terra, o dá uma "turbinada" na Lua Cheia que fica com tamanho apaente e brilho aumentados.

Logo mais, por volta das 18h, a Lua nasce. Mesmo sendo algumas horas depois do fenômeno de Lua Cheia com máxima aproximação da Terra, ainda teremos uma Lua "turbinada" em tamanho e brilho que vale a pena ser observada.

Estou aguardando o nascer da Lua. Vou tentar observar/fotografar. Se obtiver sucesso, posto, com fiz em outras ocasiões (veja logo abaixo links para coberturas de outras Super Luas).

Boas observações!

 

:: Fazendo algumas continhas

Podemos estimar a máxima e a mínima distância Terra-Lua para a Lua no apogeu e no perigeu, respectivamente. Para tanto, usamos o método que descrevo nesse post.

A distância média da Lua até a Terra (também chamada de semi-eixo maior da elipse orbital) mede aproximadamente a = 384.000 km. Conhecendo a excentricidade orbital da Lua que é e = 0,0549, podemos facilmente encontrar as distâncias dos apogeu (dmáx) e do perigeu (dmin).

Veja:

 

  • dmáx= a(1 + e)= 384000 (1 + 0,0549)= 405000 km
  • dmin= a(1 - e)= 384000 (1 - 0,0549)= 360000 km

 

Hoje a Lua passou pelo perigeu e, portanto, está a aproximadamente 360000 km da Terra. Logo, nos parece maior. Quando passa pelo apogeu a Lua fica a cerca de 405000 km da Terra e temos a impressão de que encolheu 14% em relação ao seu tamanho máximo aparente no perigeu. 


Meu registros fotográficos (brigando com as nuvens!)

Super Lua nascendo, por volta das 18h12min. Clique nas imagens abaixo para abrir versão maior (1200 X 675 pixels)

 

As nuvens acima do horizonte estão mais densas e só vejo um Super Borrão de Super Lua agora, 19h08min. Sigo observando e, se houver uma brecha entre as nuvens, clico e posto! 

...

19h45 e estamos na mesma. Confira. Será que o céu abre mais tarde?

...


* Entre a mínima e a máxima Lua, há uma diferença de 14% de tamanho e 30% de brilho. Dividindo os intervalos pela metade, podemos afirmar que hoje a Lua estará com tamanho 7% acima da média bem como com brilho 15% superior ao brilho médio que estamos acostumados a observar.


Para ver

 

  • Álbum do UOL mostrando a Super Lua pelo mundo afora (lembre-se de que, para outros fusos horários, já foi possível hoje observar a Super Lua antes do Brasil)

 


Já publicado aqui no Física na Veia!

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 17h39





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites