::: 9 ANOS DE FÍSICA NA VEIA! :::

 

Hoje, 11 de outubro de 2013, exatamente às 20h52min, o primeiro post deste blog completa 9 anos de existência.

Olho para trás e me espanto: como o tempo passou rápido! Vendo assim, nove anos não é nada. Mas pelo conjunto da obra, me assusto com tantos textos originais que escrevi.

Passam pela minha memória cenas de incontáveis momentos marcantes que pude viver graças ao Física na Veia!, um projeto despretensioso, criado apenas para comemorar o 2005 - Ano Mundial da Física, mas que incrivelmente sobreviveu e, pelas quase 3 milhões de visitas1 computadas e uma fanpage recém criada no Facebook a caminho de 5000 likes, mostra vitalidade para continuar existindo.

Nos últimos anos, contrariando o que o corpo cansado pede, fui obrigado a aumentar minha carga horária semanal de aulas. Contando com outros compromissos, como o de autor de material didático2, por exemplo, tenho trabalhado pesado. As ideias continuam inundando a minha mente e novos textos ficam piscando nos meus neurônios, clamando para serem publicados. Não tenho tido o tempo que preciso para me dedicar ao blog. Mas, insistente que sou, o que é característica do meu lado educador que não desiste nunca, não desisto!

Vamos em frente! Sempre junto dos velhos amigos leitores, a quem só posso agradecer pelo apoio, pelas ideias, pelas críticas, por tudo o que sempre acaba se tornando incentivo para seguir adiante. E felizmente recebendo a cada dia novos amigos interessados no espírito da Física viva e contextualizada.

Vem comigo? 


1. O primeiro milhão de visitas custou a chegar. O segundo veio mais rápido. E o terceiro milhão (faltam apenas 60 mil visitas) será completado em breve, em pouco mais de um ano, prova de que a audiência do blog só cresce. 
2. Trabalho como autor para o Sistema Integral de Ensino (Campinas/SP) e para o Sistema Anglo de Ensino / Abril Educação (São Paulo, SP).


Já publicado aqui no Física na Veia!

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 17h18





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: NOBEL DE FÍSICA 2013 :::

NobelPrize.org

O Prêmio Nobel de Física 2013 foi atribuído ao belga François Englert (80) e ao britânico Peter W. Higgs (84) pelo mecanismo teórico que explica a origem da massa das partículas subatômicas e que recentemente foi confirmado através da descoberta do Bóson de Higgs em experimentos do ATLAS e do CMS no LHC - Large Hadron Collider, o grande acelerador/colisor do CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. 

Os resultados dos experimentos do ATLAS e do CMS, oficialmente citados pelo Nobel Prize, foram divulgados em 4 de julho de 2012, quando o CERN ratificou a descoberta de um novo bóson com características compatíveis com o Bóson de Higgs.

Caso o Nobel de Física fosse dado a cientistas envolvidos com o mecanismo de Higgs, havia três nomes de cientistas cotados para dividir o prêmio: Peter Higgs, François Englert e Robert Brout, outro belga.  Mas Brout faleceu em 2011. Pelas regras, o Nobel só pode ser dado a um cientista em vida.

 

:: Validação do Modelo Padrão de Partículas Elementares

O Modelo Padrão de Partículas Elementares (saiba mais nesse post) previa a existência de 61 partículas. E só faltava uma, o bóson de Higgs. Agora não falta nenhuma.  

Mas não vou me espantar se novas partículas forem descobertas nos experimentos do LHC que atualmente está parado para manutenção mas volta a todo vapor em 2014. Quem sabe mais adiante o modelo seja atualizado e agregue novidades. Em Ciência, você sabe, nada é definitivo

Mas a confirmação do Bóson de Higgs encerra um capítulo importante da Física que começou em 1964. 

 

:: Destaque

Destaco, na imagem abaixo, Flávia de Almeida Dias, caríssima ex-aluna que aparece ao lado de Peter Higgs em agosto de 2012, hoje (finalmente) um Nobel de Física. Flavinha recebeu do próprio Peter Higgs  o prêmio de melhor trabalho apresentado na 69th Scottish Universities Summer School in Physics, na Escócia.


Flavia Dias e Peter Higgs


Flavinha atualmente é pesquisadora em regime de pós doutorado na Universidade de Edimburgo, no mesmo instituto em que trabalha Peter Higgs. Pouca gente sabe dessa jovem brasileira talentosa que, apesar de tão pouca idade, esbanja competência e já tem carreira brilhante como pesquisadora. Em fevereiro de 2012 ela participou ao vivo, por videoconferência (direto do CERN, em Genebra/Suíça) da minha palestra "Passeio Virtual pelo maior experimento científico de todos os tempos" na Campus Party Brasil (confira aqui). Flavinha respondeu à perguntas da plateia, dando um show de conhecimento sobre Física de Partículas. 

E não deixe de conferir vídeo sobre Peter Higgs e o Nobel de Física 2013 com a participação da Flavia esbanjando felicidade pelo Nobel 2013.


Para saber mais


Já publicado aqui no Física na Veia!

Sobre o Nobel de Física: você sabe quais cientistas e pesquisadores foram laureados com o Nobel de Física nos últimos anos?
Confira abaixo em posts do Física na Veia!


Você já CURTIU a fanpage do Física na Veia! no Facebook?

www.facebook.com/FisicaNaVeia

 

Basta um clique para receber automaticamente todos os posts do blog e novidades diárias de Física e Astronomia! 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 16h46





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites