::: JOVEM BRASILEIRA RECEBE PRÊMIO DE HIGGS :::


Flavia Dias e Peter Higgs


Flavia de Almeida Dias é uma querida ex-aluna que atualmente faz doutorado pelo IFT - Instituto de Fìsica Teórica da UNESP e é pesquisadora do SPRACE - Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo. Seu trabalho está ligado ao CERN - the European Organization for Nuclear Research  e ao experimento CMS - Compact Muon Solenoid do LHC - Large Hadron Collider.

Ela está participando do 69th Scottish Universities Summer School in Physics, na Escócia, onde apresentou um trabalho de pesquisa original. E foi premiada pela qualidade dos estudos e da apresentação.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão de peso, com especialistas muito importantes na área de Física de Partículas, dentre eles Peter Higgs, o idealizador do mecanismo que explica a discrepância entre as massas de diversas partículas subatômicas a partir do bóson que leva o seu nome, o Bóson de Higgs, que ao que tudo indica já foi detectado por dois experimentos no LHC. Veja mais detalhes neste post.

No último dia 22 de agosto, Flavinha recebeu o prêmio das mãos do próprio Peter Higgs, o físico mais comentado nos últimos tempos e forte candidato a Nobel de Física muito em breve. 

“Fiquei muito honrada em ter sido escolhida para o prêmio de melhor trabalho em física experimental apresentado na escola, devido à ótima qualidade de todos os trabalhos expostos”, disse a Flávia que completou "O reconhecimento mostra que a qualidade da pesquisa que fazemos no SPRACE é competitiva com instituições cuja excelência é reconhecida internacionalmente".

A pesquisa original busca novas partículas exóticas, não previstas pelo Modelo Padrão, a partir da análise de eventos onde são produzidos dois bósons vetoriais (W ou Z) que intermediam as interações fracas. Uma dessas partículas decai em jatos enquanto a outra se materializa em dois elétrons ou dois múons.

Fiquei radiante com o prêmio! É uma jovem! É brasileira! E foi minha aluna! (Sim, eu sou um professor babão!)

Em fevereiro deste ano fui palestrante na Campus Party 5 em São Paulo. Fizemos "Uma Passeio Virtual pelo LHC". No final da palestra, Flavinha entrou via Skype no telão, direto do CERN, em Genebra, para interagir com a plateia onde havia muitos jovens que ficaram espantados com a juventude e o conhecimento dela, duas características aparantemente paradoxais. Depois que ela saiu do telão, comentei com os presentes "Gostaram? Viram só quanto conhecimento? Isso chama-se talento! Mas também sou prova de quão estudiosa é essa menina!". Foi sensacional! Muitos vieram falar comigo depois da palestra e sobraram elogios para a participação da Flavinha. Veja mais detalhes aqui


Flavinha no telão da Campus Party 

 

Não faz muito tempo e, como professor, eu já via a Flavia como uma jovem talentosa, sempre muito estudiosa e, principalmente, curiosa! Foi, sem dúvida, uma das gratas surpresas que tive como professor em toda a minha carreira que já tem mais de duas décadas. Veja neste post uma foto com ela e outros caros alunos participantes da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2004, ainda em pleno terceiro ano do ensino médio. Flavia foi medalha de ouro neste evento estudantil nacional bastante importante e concorrido.

Foi muito bacana ter visto a jovem cientista (ainda como embrião) frequentando as minhas aulas e poder ver agora a ascensão meteórica desta pessoa incrível! Flavia foi direto da graduação para o doutorado! 

PARABÉNS Flavinha! Sou seu fã! 


Já publicado aqui no Física na Veia!


Veja também índice especial de posts sobre o CERN e o LHC.
E a cobertura diária da Escola de Física do CERN 2010 da qual participei (em Genebra, Suíça) com bolsa da CAPES e do MCTI em evento organizado pela SBF - Sociedade Brasileira de Física e pelo CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 14h35





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites