::: MINHAS PALESTRAS NA #CPBR5 :::


Equipamento pronto para a palestra multimídia

 

Participei ontem da quinta edição brasileira da Campus Party na área de Ciência - Astronomia e Espaço. Foi muito bacana! 

E, conforme prometi aos participantes, estou disponibilizando aqui neste post uma boa parte do material que utilizei nas palestras.

Desta forma, quem estava lá pode guardar em seu arquivo pessoal este material que em boa parte é didático e pode ser útil mais adiante para novos estudos ou aprofundamento. E, para quem não esteve presente, dá uma ideia do que fizemos por lá e cumpre o papel de divulgação cientifica, o que era a proposta principal das palestras. 

 

:: Palestra 1 - Um passeio virtual pelo LHC


Slide de abertura desta palestra

Aproveitando que em 2010 estive no CERN - The European Organization for Nuclear Research (confira aqui) fazendo um curso de capacitação em Física de Partículas(1),  fizemos um passeio virtual pelo LHC - Large Hadron Collider, o maior experimento científico de todos os tempos.


Palco de Astronomia e Espaço na Campus Party

 

O LHC é uma máquina incrível! Parti de um vídeo do CERN que destaca cinco aspectos notáveis do acelerador/colisor que no decorrer da palestra fui detalhando:

  1. O lugar mais frio da galáxia 
  2. Um dos lugares mais quentes do Universo
  3. Mais vazio que o espaço exterior
  4. O maior número de eletroimãs high tech já construídos
  5. O maior e mais complexo instrumento eletrônico do planeta

Demos uma passadinha pelo filme "Anjos e Demônios", cuja ação principal da trama começa com suposta criação de antimatéria no LHC. E ao longo da palestra, costurando ideias e imagens com uma boa pitada de Física Clássica e Moderna, procurei mostrar como funciona o acelerador, o colisor, e seus detectores (os quatro grandes olhos da máquina). E finalizamos mostrando o que os cientistas procuram e especulamos até o que podem encontrar e não procuram. Em alguns momentos fomos pra internet, aproveitando a conexão rapidíssima de 20 Gb/s disponibilizada no evento.

E no final uma surpresa: a participação ao vivo, via Skype, da minha ex-aluna Flavia de Almeida Dias, direto do CERN em Genebra, na Suíça. Ela é graduada em Física pelo IF/USP e atual doutoranda no CERN pelo IFT/Unesp. Ela, que trabalha no LHC, no experimento CMS, nos contou como é o seu cotidiano de estudante e pesquisadora e interagiu com a platéia respondendo perguntas dos participantes. A meu pedido, ela falou sobre o experimento do Gran Sasso em que neutrinos provenientes do CERN aparentemente superaram a velocidade da luz no vácuo, algo impossível de acordo com a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Foi sensacional! Mais uma vez a conexão turbinada de 20 Gb/s deu show! Vimos/ouvimos a Flavinha perfeitamente bem! Aproveitei para matar saudades desta super aluna, agora super cientista, e que um dia frequentou minhas aulas! 



Flavinha no telão, via Skype, direto de Genebra 

 

Confira logo abaixo o material da palestra. Alguns recursos nem deu para usar no evento porque o tempo era curto. Mas estão todos aí. Divirta-se!

  • Slides mais relevantes da palestra. Eliminei os que tinham cálculos e mais alguns outros. (PDF, 6,3 Mb)
  • Arquivo do Google Earth (formato KMZ) que permite "voar" sobre Genebra e visualizar o anel do LHC e três (dos seus quatro) principais experimentos
  • Filme 1: Os cinco estágios dos aceleradores
  • Filme 2: Montagem do ATLAS em 1 minuto
  • Filme 3: As "camadas" de detectores do ATLAS
  • Web Tools do LHC (páginas na internet que mostram telas de controle do LHC)
  • Peter McCready Virtual Reality (Várias imagens 3D, dentre as quais, algumas são dos detectores do LHC. Atenção: na coleção há imagens de outros lugares que nada tem a ver com o LHC)
  • Imagens 3D do experimento LHCb: imagem do etector, outra imagem do detector, imagem do tunel (próximo ao detector), outra imagem do tunel (próximo ao detector)
  • Três câmeras transmitindo ao vivo do CMS: webcam 1 (sala de controle de superfície), webcam 2  (sala de controle de superfície) e webcam 3 (janela com a paisagem francesa, o CMS está no lado francês do anel) - imagens atualizadas a cada 5 minutos
Aproveite o embalo e confira também meu índice de posts sobre o CERN e o LHC. Nele estão os links (sempre atualizados) do que escrevo neste assunto.

Não deixe de visitar os sites oficiais do LHC e seus experimentos, fonte constante de informações e imagens (muitas das quais utilizei na palestra):


:: Palestra 2 - Ficção Científica X Ciência


Slide de abertura desta palestra

Falei sobre inúmeras coisas que eram apenas ficção científica, coisa de cinema, mas que viraram realidade. Ilustrei com trechos de filmes(2). Outras tantas ainda continuam apenas no campo dos sonhos. Mas um dia podem ser palpáveis. 

Esta palestra foi transmitida ao vivo e o arquivo está disponível. Clique aqui e assista via streaming. Você precisa estar logado no sistema com senha de campuseiro ou fazer login via Twitter ou Facebook.


(1) Vale lembrar que a Escola de Física - Teacher Programme é um evento oficial do CERN para professores de Ensino Médio dos países membros. O Brasil coopera com o CERN mas (ainda) não é membro. Nós brasileiros entramos na cota dos portugueses que gentilmente nos abriram espaço por iniciativa do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. A organização do grupo foi coordenada pela Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF - Sociedade Brasileira de Física da qual o prof. Nilson Marcos Dias Garcia, docente da UTFPR, é secretário. Ele também foi nosso guia desde a organização do evento, ainda no Brasil, até as atividades em Genebra. O CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas também esteve na organização do evento. Contamos com apoio financeiro do Departamento de Educação Básica da CAPES (através do prof. João Teatini) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia (através do prof. Ildeu de Castro Moreira).
(2) Usei até o brasileiro "O Homem do Futuro", lançado em 2011, que tem Wagner Moura no papel principal e a participação da Marcella Marin e do Gabriel Marin, dois ex-alunos que aparecem na "cena da festa à fantasia". Eu tenho ex-aluno em tudo o que é lugar. Até em filme! E por falar nisso, na Campus Partu reencontrei outros tantos caros ex-alunos. Isso é uma evidência experimental de que estou ficando velho, não é? 

[Upgrade - 13/fevereiro/2012]

Mesa Redonda - Blogs Científicos com Jovens Nerds

No sábado, 11 de fevereiro, encerrando as atividades do palco Ciência - Astronomia e Espaço, participei de uma mesa redonda que discutiu os rumos dos blogs científicos no Brasil. O evento foi mediado por Atila Iamarino e teve a participação mais do que especial dos Jovens Nerds.


Kentaro, Rafael,  Atila, Caio, Alexandre, Dulcidio e Deive

Veja abaixo o vídeo deste debate que foi transmitido pelo live streaming da Campus Party. Infelizmente, no início (e bem na minha fala inicial, que está cortada) houve um problema técnico com a captação de audio. Mas no decorrer do debate o som melhora bastante.





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 17h41





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: CAMPUS PARTY 2012: EU VOU :::


Página da Campus Party, área de Ciência - Astronomia e Espaço

 

Já está acontecendo desde ontem, em São Paulo, a quinta edição da Campus Party Brasil, o maior acontecimento de tecnologia e internet do mundo que oferece o que há de mais recente nas áreas da inovação, ciência, cultura e entretenimento digital dentro dos 76 mil m² do Anhembi Parque.

Nesta quarta-feira, dia 8, eu participo do evento com duas palestras:

  1. Uma Passeio Virtual Pelo LHC
    [10h - 11h]
    Acelerar prótons e íons até quase a velocidade da luz no vácuo num anel subterrâneo de 27 km? Provocar colisões destas partículas? Para que? Tudo isso parece ficção. Mas é realidade, é ciência de ponta! Faça um passeio virtual pelo LHC, o acelerador de partículas que fica no CERN em Genebra, na Suíça.
     
  2. Ficção Científica X Ciência
    [16h - 17h]
    Sabe aquelas cenas espetaculares de filmes de ficção científica que você vê no cinema? Nem todas são possíveis. Apesar disso, a ciência às vezes pode ser mais espetacular do que os filmes nos mostram.

E no sábado, dia 11:
  • Participo de uma mesa redonda [16h45min] com blogueiros científicos

Minhas palestras e a mesa redonda pertencem à área (verde) de Ciência - Astronomia e Espaço.

Se você estiver por lá, apareça para trocarmos boas ideias! 

Fique ligado!




Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 18h32





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites