::: FÍSICA E CARNAVAL :::

Como assim Física e Carnaval? Física tem a ver com Carnaval? Claro que tem! Física tem a ver com tudo!

Eu já escrevi vários textos aqui no Física na Veia! conectando a Física com o Carnaval, dentre outras tantas coisas. 

Para começo de conversa, por que o Carnaval, a cada ano, cai numa data diferente? É que a terça-feira de Carnaval acontece sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa. E o domingo de Páscoa é definido como o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorre após o dia 21 de março (equinócio de primavera no hemisfério norte ou de outono no hemisfério sul). Se usamos a Astronomia para determinarmos a data da Páscoa e do Carnaval, então o Carnaval estará ligado para sempre à Física! Concorda? Para saber mais detalhes, clique aqui onde dou maiores explicações e apresento uma calculadora de datas religiosas móveis. E veja aqui o algoritmo usado nesta calculadora.

No ano passado, na época do Carnaval, escrevi sobre o perigo da sobreposição bebida e direção (confira aqui). O assunto parece desgastado e óbvio. Mas, infelizmente,  as estatísticas mostram que a combinação bebida (e outras drogas, lícitas ou ilícitas) com direção é muitíssimo perigosa.  Neste post de 2010 falo sobre o tempo de reação e a distância segura de frenagem de um automóvel, parâmetros físicos sobre os quais um bom motorista sempre procura manter controle. Em 2005, ainda nos primeiros meses de blog, escrevi sobre isso. Veja aqui. Em 2008, também na época de Carnaval, aprofundei o tema fazendo algumas contas usando cinemática escalar básica. Confira aqui neste outro post.   

E se você quiser medir o seu tempo de reação, apresento aqui um experimento simples e divertido para fazer junto com um amigo.

Como já não é mais novidade, aqui no Física na Veia!  tudo é pretexto para falar sobre Física. E este post, já em clima de Carnaval, não foge a regra. Mas também é uma oportunidade de desejar a você quatro dias de folia ou de descanso dos bons. Você escolhe se quer agitação ou calmaria. Mas, para que tudo corra bem, seja responsável por você e pelos outros. Descansar ou cair na folia é questão de escolha. Responsabilidade não é!

Eu vou aproveitar para descansar, ficar com a família, e aquecer alguns novos projetos para 2011!

Um excelente e feliz Carnaval para você!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 18h21





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: DISCOVERY & ISS CAPTURADOS POR TELESCÓPIO NA TERRA :::

ISS/NASA

A Estação Espacial Internacional

Acabo de ver um filme muito interessante do ônibus espacial Discovery (missão STS 133) em aproximação com a ISS - International Space Station 30 minutos antes de atracar no último sábado, dia 26 de fevereiro (depois de clicar no link, role a página e procure por February 26. É possível que quando acessar esta página encontre novidades sobre a STS 133 já que atualizações estão previstas).

O que chama a atenção é que o filme (em 26 de fevereiro) foi feito por Thierry Legault, conceituado astrofotógrafo amador francês, com um telescópio de 10 polegadas de diâmetro daqui da Terra (confira aqui o equipamento utilizado na captura de imagens).

Usando um software rastreador de satélites, ele sabia que a ISS estaria visível naquele horário em Weimar, Alemanha. Legault montou seu  equipamento e fez a imagem. A captura aconteceu a 10 frames por segundo mas vemos o vídeo à taxa de 25 frames por segundo (2,5 vezes mais rápido).

No final do vídeo a imagem escurece aos poucos e some. Parece um efeito fade out produzido via software. Mas não é! Já era começo de noite em Weimar. Mas o Sol ainda podia ser visto da ISS e do Discovery perto do horizonte. Só que quando o Sol  se põe, do ponto de vista de quem está a cerca de 400 km acima da superfície da Terra, sem luz natural para iluminar a ISS e o Discovery, ambos literalmente desaparecem aos olhos do telescópio. 

Eu achei incrível. Confira você mesmo o vídeo vídeo no site do Thierry Legault. E depois deixe o seu comentário dizendo o que achou. 


Para fazer download


Já publicado aqui no Física na Veia





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 22h41





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites