::: O BRASIL UM POUCO MAIS PERTO DO CERN :::

CERN

Vista aérea de Genebra destacando o CERN e o anel grande do LHC

Recebi uma notícia muito boa, especialmente para quem gosta de ciência e sabe da sua importância para o desenvolvimento de um país. Ela chegou via e-mail do prof. Dr. Ronald Cintra Shellard do CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas endereçado a todos os vinte professores brasileiros de Física que representaram o Brasil na Escola do CERN - the European Organization for Nuclear Research - Portuguese Programme em setembro deste ano em Genebra, na Suíça. 

Na mensagem o prof. Shellard conta que foi dado mais um passo importante e decisivo pelo Governo Brasileiro para que  o Brasil venha a tornar-se em breve um País Membro Associado do CERN (clique aqui para baixar PDF com o ofício do Ministro Sérgio Rezende da Ciência e Tecnologia endereçado ao prof. Rolf-Dieter Heuer, Diretor Geral do CERN).

E ratifica que esta possibilidade tem sido saudada por muitas publicações internacionais como um atestado da maturidade da Ciência Brasileira, o que é muito bom para a imagem do Brasil lá fora.

Na próxima etapa o Conselho do CERN deve aprovar a entrada do Brasil. Tudo indica que esta fase é apenas formal e não haverá problemas. Em seguida o Congresso Brasileiro terá que ratificar a participação do Brasil. E é bem provável que aí também não existam entraves.

Eu já havia anunciado esta negociação do Brasil com o CERN em outubro deste ano quando publiquei entrevista exclusiva com o prof. Shellard aqui no Física na Veia!

Prof. Shellard comenta ainda no e-mail que a participação dos professores brasileiros na Escola do CERN foi importante para ajudar na sensibilização de toda a comunidade científica nacional sobre a importância estratégica desta parceria. Fiquei duplamente feliz:  pelas negociações que evoluem e pela minha fração de 1/20 de contribuição neste trabalho de divulgação importante nesta etapa fundamental da história da ciência no meu país! Afinal, depois do curso em Genebra, também carrego o título de "embaixador do CERN".


Já publicado aqui no Física na Veia!

  • Entrevista exclusiva com o prof. Shellard para o Física na Veia!
  • Índice especial de textos sobre o CERN e o LHC, inclusive com a cobertura da Escola do CERN 2010 - Portuguese Programm




Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 00h30





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: A 'NERVOSA' INTIMIDADE DE UMA ESTRELA II :::

SOHO (via spaceweather.com)
Clique para abrir filme
Tripla ejeção de massa na coroa solar (clique para abrir filme)

No último domingo, 12 de dezembro, o SOHO - Solar and Heliospheric Observatory registrou uma tripla explosão solar com ejeção de massa coronal (clique na imagem acima ou aqui para abrir filme - gif animado com 9Mb).

Para entender a imagem estática acima (e também o filme), um anteparo (disco em azul escuro) obstrui o disco solar (silhueta branca) deixando em evidência a coroa solar, região mais externa e luminosa do Sol constituída de plasma, gás muito aquecido, a cerca de 2 milhões de graus celsius, e portanto ionizado. Sem esta obstrução, uma espécie de "eclipse artificial", o intenso brilho da nossa estrela ofuscaria a nossa visão da coroa. Com este aparato, chamado coronógrafo, podemos observar detalhes da coroa solar e acompanhar eventos de ejeção de massa, como este de domingo

Medidas feitas em conjunto com o STEREO - Solar TErrestrial RElations Observatory  indicam que as explosões foram três eventos distintos e em regiões bem separadas no Sol.

E nenhum destes jatos de matéria deve atingir a Terra. Ainda bem! Eventos como estes, repletos de partículas carregadas, podem produzir interferências nos sistemas de telecomunicações terrestres. E, embora nunca tenha ocorrido, em casos mais extremos acredita-se que eventos solares intensos possam até danificar equipamentos eletrônicos aqui na Terra.


Já publicado aqui no Física na Veia!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 09h08





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites