::: O FÍSICA NA VEIA E OS VESTIBULARES :::

foto: bahianoticias.com.br

Alunos "ralando" em prova de vestibular

Não é só o ENEM que traz questões contextualizadas, ou seja, ancoradas no cotidiano e nas experiências comuns das pessoas. Esta é uma forte tendência dos principais vestibulares aqui no Brasil.

Neste sentido, o vestibular da Unicamp, que separou-se da Fuvest em 1987, criou um modo novo de cobrar dos candidatos mais raciocínio e interpretação sem "decoreba". E faz escola. Muitos outros vestibulares mudaram a sua forma de avaliar os estudantes. Eu sou fã de carteirinha do vestibular da Unicamp. E isso não tem nada a ver com o fato de que a Unicamp é a minha casa, ou seja, a universidade onde tornei-me físico. Gosto do vestibular da Unicamp porque valoriza a Física ao trazer questões contextualizadas e que fazem os estudantes pensarem antes de aplicarem formulinhas decoradas. Isso é genial!

E é bom que se diga que nestes poucos mais de vinte anos de sala de aula, sempre lecionei tentando levar meus alunos a pensarem. Só acredito num ensino científico se for assim, contextualizado, especialmente nas turmas de ensino fundamental e médio nas quais, antes de tudo, os alunos precisam entender para que serve a Ciência, o que ela pode fazer nas nossas vidas, como ela pode ser legal e até divertida. Esse é o primeiro passo para um aluno começar a gostar dela.

O Física na Veia! surgiu exatamente nesta linha: trabalhar a Física de forma contextualizada. Veja aqui um exemplo recente de post inspirado no resgate dos mineiros no Chile, caso amplamente noticiado na mídia. 

Acredito que essa tática de contextualizar a ciência pode seduzir mais pessoas e atraí-las para as disciplinas científicas. Pelo número crescente de visitas diárias, além dos comentários favoráveis de muitos leitores que alegam estar gostando mais da Física através dos meus textos, parece que estou certo e a linha editorial do blog funciona.

Logo, não é por acaso que nestes 6 anos de blog já "matei" muitas questões de vestibulares importantes. E a chance disso acontecer vai ficando cada vez maior porque o blog, com o passar do tempo, vai acumulando novos textos, sobre novas situações e acontecimentos que foram estopim de ideias contextualizadas. Quem dispara o texto é algo temporal mas o próprio texto acaba sendo atemporal e, para sempre, continua vivo e fazendo a conexão da Física com a realidade das pessoas.

Um novo exemplo de questão "na mosca" foi esta, da prova do ENEM do último dia 6 de novembro. A questão aborda os metamateriais, materiais manipulados pela nanotecnologia que consegue forçar novos comportamentos físicos alterando de forma incrível as propriedades físicas da matéria. Tratei deste assunto aqui neste post quando eu falava sobre "os segredos" da invisibilidade. Note que no post tem uma animação que praticamente dá a resposta para a questão do ENEM!

Desde o começo do blog percebi que ele pode cumprir bem a função de fornecer material para estudantes (e até professores) que querem aprofundar a disciplina a partir de novas ideias. Por isso, já há algum tempo criei o índice de posts para vestibular que pode ser acessado pelo banner que fica permanentemente no menu da direita do blog.

Agora, às vesperas das provas da Vunesp (14/novembro), da Unicamp (21/novembro), da Fuvest (28/novembro), dentre tantos, estou atualizando este índice. Se você é vestibulando(a), consulte o índice, organizado por temas, e aproveite para aprender mais ou sedimentar melhor o que já sabe. Se já passou da idade de vestibular mas conhece algum(a) vestibulando(a), indique o blog como ferramenta gratuita para estudar e aprender mais. Você também pode encontrar textos usando o mecanismo de busca do blog que fica no mesmo menu da direita. Basta digitar a palavra-chave e clicar no botão "Buscar".

Boa leitura e diversão! Bons estudos! Boas provas de vestibular!


Exemplos de questões de importantes vestibulares que já "matei" aqui no Física na Veia!


Física Contextualizada

  • Entrevista oficial para a Deutsche Welle (em Bonn, Alemanha) quando da premiação do The BOBs - The Best of Blogs. O Física na Veia! foi eleito pelo juri internacional como o Melhor Weblog em Português 2009/2010. Veja o selo lá no topo do blog.
  • Física tem a ver com tudo. Certo? - sobre palestra que fiz a respeito de Física contextualizada durante o PROFCEM na Escola do CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro (julho de 2010)




Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 15h45





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites