::: A NOITE MAIS LONGA DO ANO :::


Mapa mundi simulando a superfície noturna da Terra(*)

O inverno começa oficialmente às 2h45min deste domingo, 21 de junho. Teremos a noite mais longa do ano no hemisfério sul e o dia mais longo no hemisfério norte. Aqui no sul estamos entrando oficialmente no inverno e lá no outro hemisfério, acima do equador, chega o verão.

Entenda melhor como isso acontece.

 

:: Mudando de referencial para entender o fenômeno

Vamos sair do chão, da Terra. Do espaço olhamos o nosso planeta orbitando o Sol, como na próxima imagem.


Montagem da Terra orbitando o Sol (propositalmente fora de escala)

Note que a Terra orbita o Sol mantendo sempre uma inclinação (ou obliquidade) constante do seu eixo de rotação. Desta forma o Sol não ilumina todo o globo terrestre de forma sempre homogênea. Em certas épocas do ano o Sol incide mais no hemisfério norte (que fica naturalmente mais quente) e menos no hemisfério sul (que fica naturalmente mais frio). Seis meses depois a situação se inverte e é o hemisfério sul que recebe mais energia solar (ficando mais quente) enquanto que o hemisfério norte recebe menor quantidade de radiação solar (ficando mais frio).  Assim ocorrem as estações do ano, sempre de forma alternada entre os dois hemisférios terrestres. 

Observe na figura acima que entre o ponto A (início do inverno no nosso hemisfério sul) e o ponto C (início do verão aqui ao sul do equador) passam-se seis meses e a Terra dá meia volta ao redor do Sol. Neste período temos uma fase intermediária, marcada pelo ponto B. Nesta fase o Sol está deixando de banhar mais o hemisfério norte para começar a banhar mais o hemisfério sul. Analogamente, entre o pontos C e A temos mais seis meses e a situação se inverte. Há também uma fase intermediária marcada pelo ponto D, transição entre a época em que o hemisfério sul recebe mais radiação solar do que o hemisfério norte. 

Que tal detalharmos um pouco mais cada etapa e seus quatro pontos A, B, C e D? Vamos lá:

  • Ponto A (início do inverno no hemisfério sul ou do verão no hemisfério norte)

    Posição da Terra chamada em Astronomia de Solstício. Note na imagem que a máxima incidência solar é no hemisfério norte. Aqui no sul estamos recebendo menos radiação solar e, portanto, para nós é estação fria. É o início oficial do inverno e teremos a noite mais longa do ano (ou o dia mais curto) com o Sol se pondo mais cedo e nascendo mais tarde.
  • Ponto B (início da primavera no hemisfério sul ou do outono no hemisfério norte)

    Posição da Terra chamada em Astronomia de Equinócio. Exatamente neste ponto dias e noites têm igual duração. Nesta posição do planeta os dois hemisférios (norte e sul) recebem praticamente a mesma quantidade de radiação solar. Teremos em torno desta posição uma  estação amena, intermediária entre a fria e a quente ao sul do equador.

    Ponto C (início do verão no hemisfério sul ou do inverno no hemisfério norte)

    Posição da Terra também chamada em Astronomia de Solstício (como o ponto A). Note que agora a máxima incidência solar é no hemisfério sul. Estamos recebendo mais radiação solar e para nós é estação quente. É o início oficial do verão e teremos o dia mais longo do ano (ou a noite mais curta) com o Sol se pondo mais tarde e nascendo mais cedo.
  • Ponto D (início do outono no hemisfério sul ou da primavera no hemisfério norte)

    Posição da Terra também chamada em Astronomia de Equinócio (como o ponto B). Nesta posição do planeta os dois hemisférios (norte e sul) também recebem praticamente a mesma quantidade de radiação solar. Exatamente nesta posição dias e noites também têm igual duração, como no outro Equinócio (em setembro). É também uma  estação amena, intermediária entre a quente e a fria.

A cada ano os dias e horários exatos de Solstícios e Equinócios variam um pouco e devem ser rigorosamente calculados. Normalmente temos um Equinócio entre os dias 20 e 21 de março e outro entre 22 e 23 de setembro. Já os Solstícios acontecem sempre entre 20 e 21 de junho e 21 e 22 de dezembro. Em 2009 o início do Outono (ponto D - Equinócio) foi em 20 de março, às 8h44min. O início do inverno (ponto A - Soltício) acontece logo mais, no dia 21 de junho, às 2h45min. A primavera (ponto C - Equinócio) ) começa oficialmente às 18h18min do dia 22 de setembro. E o verão (ponto C - Solstício) chega em 21 de dezembro às 14h47min.

Vale ainda lembrar que a distância entre o Sol e a Terra varia ao longo do ano. Esta variação não é grande, mas existe. O ponto C é periélio, ponto em que a Terra está mais perto do Sol (verão no hemisfério sul e inverno no norte). O ponto A é o afélio, ponto de máximo afastamento da Terra em relação ao Sol (verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul). Como as estações são sempre alternadas entre os dois hemisférios terrestres, não pode ser esta diferença de distância da Terra ao Sol que provoca as estações do ano, certo? As estações são um efeito direto da inclinação do eixo de rotação do planeta que se se mantém constante enquanto a Terra completa a sua órbita ao redor do Sol!

Deu para entender?


(*) É claro que não tem como ser noite em toda a superfície da Terra, certo? Esta imagem é uma montagem. Os pontinhos luminosos representam regiões urbanas, com bastante iluminação artifical.


  
 Post comemorativo do Ano Internacional da Astronomia no Brasil.


Já publicado aqui no Física na Veia!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 14h14





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: ADIADA A PRIMEIRA FASE DA OPF 2009 :::

Ontem recebi e-mail do prof. Dr. Luiz Roberto Marim, presidente da OPF - Olimpíada Paulista de Física, avisando que "por problemas técnicos no site as provas inicialmente acessíveis somente para as sedes ficaram visíveis para o público em geral. Por esse motivo as provas do dia 20 de Junho foram canceladas e transferidas para uma data a ser determinada brevemente". Houve, portanto, quebra de sigilo. E a organização do evento cancelou a realização da prova prevista para hoje, dia 20 de junho.

Também fui avisado pela minha sede regional, via telefonema, de que o evento estava cancelado.

Ouvi boatos de que o site havia sido hackeado. Mas a informação não é oficial.

O site da OPF ficou fora do ar ontem e somente agora de manhã voltou a funcionar. Mas, estranhamente, não há nenhuma mensagem no site que está como antes (após dia 15 de junho) avisando apenas que "as inscrições foram encerradas e a data da fase regional mudou para o dia 20 de junho". 

A direção do evento mostrou muita seriedade e ratificou a credibilidade conquistada em anos de olimpíada ao cancelar a prova uma vez que houve suspeita de vazamento de informações. Mas é muito estranho que no próprio site não exista nenhuma informação oficial, não? 


[upgrade: 14h10min] No site da APROFI - Associação Paulista dos Professores de Física, entidade que organiza a OPF, o mesmo texto do prof. Marim que recebi por e-mail. 
Já publicado aqui no Física na Veia!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 11h43





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: A ARTE DE ILUDIR O CÉREBRO :::

UOL - Fotos do dia
Clique para ver em tamanho maior
Pintura no asfalto criando a ilusão de um objeto tridimensional (clique)

A foto acima está em destaque na home do UOL e mostra artistas do Studio Kobra criando no asfalto da praça do Patriarca, região central de São Paulo, a ilusão de um Ford 35 tridimensional.

Adoro ilusões de óptica! Mais ainda as que tem arte! A arte, neste caso, muito bem usada para iludir o cérebro e enganar todo o mecanismo da percepção visual. Genial!

Periga alguém distraído, dirigindo nesta rua, dar uma freada brusca achando que o carro 3D está lá de fato! Ou viajei?!


Para ver mais (sites com inúmeros exemplos de ilusão de óptica)


Já publicado aqui no Física na Veia!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 23h04





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites