
Céu azul, limpo, excelente para observar o eclipse
O eclipse lunar já começou. A Lua entrou no cone de penumbra da Terra às 17h18min (horário de Brasília). Mas, como nosso satélite ainda não nasceu aqui no Brasil, ou seja, está abaixo do horizonte, ainda não podemos observar o fenômeno. Mas é só uma questão de minutos.
A Lua vai entrar no cone de umbra (sombra) da Terra às 18h30min (horário de Brasília) e nascerá uns dez minutos depois. A partir daí vamos acompanhar o eclipse visualmente.
Aqui o céu está bem limpo, como pode ser visto na foto acima. O evento promete.
Boas observações para todos nós!
:: 18h45min - Lua nascendo, já com um pedaço dentro do cone de sombra da Terra

:: 18h55min - A Lua continua seu caminho para dentro do cone de sombra da Terra. Bote a cabeça pra fora da janela e veja também ao vivo! E depois volte aqui e deixe um comentário.
:: 19h10min(*) - E a Lua vai sendo devorada pela sombra terrestre... Você está vendo ao vivo também?

:: 19h30min - O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais vai começar a transmitir o eclipse ao vivo diretamente de São José dos Campos - SP. Clique aqui para acompanhar (dentro de instantes).
:: 19h37min - Tá quase!

:: 19h43min - Falta só um minuto para o início da totalidade do eclipse. E a Lua já está ficando bem avermelhada. Bonito de ser ver!
:: 20h02min - Totalidade. Lua vermelha, linda!

:: 20h15min - Cena linda. Lua vermelha e céu limpo, estrelado.

:: 20h45min - Fiz um pit-stop para comer, ninguém é de ferro. Voltei e a Lua já está diferente. É bacana ver a evolução temporal do fenômeno.

:: 21h15min - A Lua já está saindo do cone de umbra da Terra. Aos poucos o vermelho dará lugar ao já conhecido prateado lunar. A Lua vai reaparecendo aos poucos...

:: 21h31min - O eclipse evolui para o final da totalidade.

:: 22h09min - A Lua já está quase toda fora do cone de umbra, falta só uma beiradinha.

:: 22h 16min - Finalzinho da fase de totalidade e algumas nuvens resolveram aparecer. Agora pode nublar, sem problemas!
E eu acompanhei o eclipse aqui do meu apartamento, da janela do meu escritório, confortavelmente, de camarote! Dani e Lu estiveram presentes ao vivo. Celi, minha vizinha e tia, também. E cerca de 100.000 visitantes de todos os cantos do país e do mundo acessaram o blog até agora, deixaram comentários e enviaram e-mails.

Perfeito! Evento astronômico lindo, céu limpo, e excelente companhia!
:: E a Lua Ficou Mesmo Bem Vermelha!
Quem está vendo (ou viu) o eclipse lunar na fase de totalidade notou algo bem marcante e típico de eclipses lunares totais: a Lua avermelhada.
Na sombra da Terra, na ausência de luz, a Lua deveria desaparecer por completo. Mas, se ficou vermelha, é porque luz esta faixa de cores de alguma forma entrou no cone de umbra e iluminou a Lua. Mas a pergunta é: como isso aconteceu? A luz fez curva?!
Não, a luz não fez curva. Mas foi desviada por refração quando tangenciava a atmosfera terrestre. Veja a figura abaixo.
A luz solar é chamada de luz branca e é composta por todas as cores visíveis, do vermelho ao violeta. E cada uma dessas cores sofre um desvio diferente que aumenta do vermelho para o violeta. Na condição do eclipse, somente luz nas cores entre o vermelho e o laranja consegue mergulhar para dentro do cone de umbra da Terra e atinge a Lua depois de sofrer desvio na atmosfera. As demais cores não conseguem penetrar no cone de umbra.
Aliás, o azul é predominantemente espalhado pelas partículas da atmosfera e, por isso mesmo, durante o dia, o céu é azul.
Entendeu o fenômeno belíssimo da Lua vermelha?
(*) Todas as fotos foram feitas usando somente a câmera digital Sony DSC-H1 com zoom óptico de até 12X, exceto a foto das 19h10min na qual usei também um telescópio dobsoniano 180mm.
Observação: Tem várias pessoas pedindo para usar as fotos em
posts em seus respectivos blogs dando os créditos do fotógrafo e link do
Física na Veia! ...
Pode usar sim PessoALL!!! Para mim é um prazer! E, além do mais, a Lua é de todos nós, não é mesmo?
Já publicado aqui no Física na Veia!