::: A RCF E O NOBEL DE FÍSICA 2006 :::


George Smoot e John Mather, laureados com o Nobel de Física de 2006

A Real Academia Sueca de Ciências confirmou hoje que o prêmio Nobel de Física de 2006 vai para dois cientistas americanos: John Mather e George Smoot. Suas contribuições foram fundamentais para o sucesso do programa do satélite COBE - Cosmic Background Explorer da Nasa - Agência Espacial Americana, lançado em 1989.

O satélite COBE mediu a Radiação Cósmica de Fundo (RCF), radiação que permeia o Universo e que é uma espécie de eco eletromagnético do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao Universo.

Sabemos, desde 1929, a partir dos trabalhos do astrônomo americano Edwin Powell Hubble (1889-1953), que o Universo está em expansão. Assim, se fosse possível acelerar o tempo para frente, veríamos o Universo inflando como uma bolha que cresce. Ao contrário, se voltássemos no tempo, veríamos o Universo encolhendo até chegar num ponto, numa singularidade, de onde podemos supor que no início o Universo era algo puntiforme que se destabilizou e explodiu.

Os cientistas logo perceberam que, se fosse realmente verdade que Universo começou com uma grande explosão local, até hoje deveríamos ter "ecos" deste fenômeno violento impregnando todo o Universo, em todas as direções, na forma de uma radiação eletromagnética que, pela previsão teórica, seria correspondente a radiação emitida por um corpo com temperatura de 2,7K. Podemos calcular a freqüência desta radiação usando a Lei do Deslocamento de Wien:

 f é a freqüência de pico da radiação eletromagnética emitida por um corpo na temperatura TC é uma constante que vale 1,03.1011 Hz/K.

Para T = 2,7K teremos:

 

Esta freqüência está na faixa de microondas (veja post sobre o espectro eletromagnético) e só foi detectada pela primeira vez em 1964 quando Arno Allam Penzias e Robert Woodrow Wilson, engenheiros dos Laboratórios Bell, nos EUA, tentando instalar um sistema de antenas para telescomunicações e que operavam na faixa dos microondas, perceberam um ruído estranho no equipamento. O que parecia ser um defeito era na verdade um golpe de extrema sorte, a RCF dando sinais da sua existência!

Foram medidas mais detalhadas da RCF, a partir dos dados do COBE, que deram a Smoot e Mather o Nobel de Física de 2006. Veja abaixo ilustração do meu livro Tópicos de Física Moderna que mostra a curva da radiação de um corpo negro ideal equivalente à RCF e seu mapeamento feito pelo COBE (em destaque, ao lado do gráfico).


Para saber mais

  • LAMBDA (Legacy Archive for Microwave Background Data Analysis) - site da NASA
  • Smoot Group - Site do Grupo de Pesquisa de George Smoot
  • Nobel Physics - Site oficial do Nobel de Física


Já publicado aqui no Física na Veia!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 12h48





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: IJSO 2006 SERÁ NO BRASIL :::

Ministério Nacional da Educação da Indonésia, juntamente com a Sociedade Indonésia de Física e com apoio da International Physics Olympiad, criou em 2004 a IJSO - International Junior Science Olympiad (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) para estudantes matriculados nas 6as, 7as e 8as séries do Ensino Fundamental e nas 1as e 2as séries do Ensino Médio.

Em 2004 e 2005 o evento aconteceu na própria Indonésia. Em dezembro de 2006 a IJSO vai acontecer aqui no Brasil, na cidade de São Paulo.

A olimpíada, que pretende despertar o interesse de jovens estudantes para com as ciências naturais, cobre tópicos de Biologia, Programa de Saúde, Química e Física. Para participar do evento internacional cada estudante deverá fazer a sua inscrição até 30 de outubro acompanhada de uma monografia sobre Energias Alternativas, tema oficial da IJSO 2006.

O evento está sendo organizado pela Ozzy & Böhmer Projetos Educacionais e conta com o apoio da UNIP, da USP  e da APROFI - Associação Paulista dos Professores de Física.

Maiores informações nos seguintes links:





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Dulcidio Braz Júnior (@Dulcidio)
às 19h58





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites