::: PROFESSOR BABÃO II - O RETORNO :::

Andres M. R. Martano, medalha de ouro na OBA 2004 Andrés Mantecon Ribeiro Martano,
medalha de ouro na OBA 2004

E tem mais aluno sorrindo... E eu continuo babando!

Refiro-me desta vez ao aluno Andrés Mantecon Ribeiro Martano, 15 anos, estudante da primeira série do ensino médio.

Depois de participar do nosso curso extracurricular de Astronomia e Astrofísica, entre fevereiro e abril de 2004, ele conseguiu medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), nível 4 – ensino médio, e ficou entre os 30 melhores do Brasil, posição privilegiada que lhe deu o direito de disputar uma vaga na equipe que vai defender o nosso país na Olimpíada Internacional de Astronomia.

Para começar a escolher os alunos que vão compor esta equipe de campeões, aconteceu em São Pedro, São Paulo, entre os dias 8 e 12 de agosto de 2004, um Curso de Astronomia e Astrofísica paralelo ao encontro anual da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), organizadora desta olimpíada através da sua Comissão de Ensino, a CESAB. Estiveram reunidos neste encontro os maiores feras da pesquisa brasileira da área de Astronomia e Astrofísica e muitos deram aulas e palestras para os campeões da OBA de todos o Brasil ali reunidos.

Eu tive o privilégio de estar pessoalmente no evento e conhecer mais de perto o trabalho do professor João Batista Canalle (coordenador nacional do evento) e sua equipe. Pude constatar o carinho com que esses talentosos alunos são tratados no evento que tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e promover a difusão dos conhecimentos básicos nesta área de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando, num mutirão nacional, pessoas e entidades educacionais e culturais.

Sem dúvida a OBA cumpre o seu papel, Andrés voltou bastante animado em prosseguir seus estudos astronômicos.

No final deste encontro houve uma prova seletiva e o Andrés passou para a próxima etapa na qual restam apenas 15 alunos. Estamos torcendo por ele que, além de muito talentoso, assim como o Vander (veja post anterior), também tem muita garra e espírito de batalha, características fundamentais para quem quer ser um verdadeiro campeão.

Parabéns Andrés! O Universo é seu!

Em tempo: o curso de Astronomia e Astrofísica do Colégio de Segundo Grau São João é coordenado por mim mas conta com mais quatro mãos e dois cérebros fundamentais para o sucesso de todo o trabalho: meus super colegas Maurício Salveti de Oliveira e Ronaldo "Joule" Marin que dividem comigo as aulas e todas as outras atividades.

Para saber mais...





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 19h18





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: PROFESSOR BABÃO :::

Vander Valente Martins (medalha de prata na OIbF 2004)

Vander Valente Martins,
medalha de prata na OIbF 2004

Aconteceu, entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 2004, a IX edição da Olimpíada Iberoamericana de Física. Em pleno clima de "Axé Quântico", sob o forte calor de Salvador, Bahia, jovens estudantes de Portugal, Espanha e países da América, incluindo o Brasil, colocaram à prova seus conhecimentos de Física.

Um dos quatro brasileiros da equipe olímpica de 2004 é meu aluno da terceira série do ensino médio e, apesar dos seus apenas 17 anos, já é fera em Física Clássica e Moderna. Estou falando do Vander Valente Martins, o sorridente da foto acima.

E tem que sorrir muito mesmo! Para chegar a este seleto grupo, Vander passou pelas três etapas da Olimpíada Brasileira de Física 2003 e ainda teve que fazer inúmeras provas seletivas na USP de São Carlos. A cada nova prova, o grupo de alunos pré-selecionados ia ficando menor e o Vander resistindo bravamente, até ficar entre os quatro super finalistas.

E, para ficar afiado, Vander devorou nada menos do que todos os meus volumes das coleções Tipler e Halliday-Resnick, livros usados nos dois primeiros anos do curso superior de Física , além de resolver todos os exercícios das olimpíadas iberoamericanas anteriores.

Valeu a pena tanto empenho? Com certeza! Vander trouxe uma medalha de prata que somadas às outras três medalhas brasileiras (duas de ouro e uma bronze), deixou o nosso país em primeiro lugar geral na melhor performance brasileira em olimpíadas internacionais.

Entendeu agora o título deste post? Como professor do Vander, também estou rindo à toa e babando... muito!

Parabéns Vander! E Parabéns também ao goiano Guilherme Salerno e aos paulistas Ricardo Gorgol e  Jefferson Tsai, os outros três brasileiros que mostraram ao mundo que, "apesar dos pesares", aqui no Brasil também temos ensino de qualidade.

Para saber mais...





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 19h06





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: E POR FALAR EM ECLIPSE :::

 

Montagem com a Lua na fase central de um eclipse total. O aspecto alaranjado é típico dos eclipses lunares e constitui espetáculo à parte. [Fotos de Stephen Barnes -

No post anterior citei o importante eclipse de Sobral

Semana que vem, dia 27 de outubro, quarta-feira, teremos eclipse total da Lua. Se o clima colaborar, é espetáculo free para todo mundo.

A lua entra no cone de penumbra da terra às 21h05min. A entrada na sombra será às 22h14min. O elipse total propriamente dito começa às 23h23min e vai até às oh44min do dia 28, quinta-feira. A lua sai da sombra às 1h54 min, já no dia 28, e deixa a penumbra às 3h03min, quando o evento termina.

Chame os amigos e combine um programa diferente de observação. Nem é preciso ter instrumentos softisticados de observação, a olho nu já vale a pena. Vai perder essa?!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 19h13





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: QUEM ENTORTOU O ESPAÇO-TEMPO? :::

Albert Einstein 

Em 1905, Albert Einstein (1879-1955) publicou a sua famosa Teoria da Relatividade. Em 1916, Einstein ampliou seu trabalho e incluiu a gravidade na Relatividade que passou a ser chamada de Relatividade Geral.

A Teoria da Relatividade Geral apresenta uma nova maneira de ver o que para Isaac Newton era uma força gravitacional atrativa massa sobre massa. A idéia genial proposta por Einstein é que um corpo dotado de massa força o espaço-tempo(*) ao seu redor a curvar-se, formando uma espécie de buraco. Logo, o que entendíamos por atração gravitacional passa a ser encarado como uma espécie de "queda" numa ladeira ou buraco dimensional.

Nem mesmo a luz pode fugir desta curvatura espaço-temporal e, quando passa perto de um corpo massivo, também sofre uma espécie de desvio pois, na verdade, acompanha a curvatura do espaço-tempo.

A grande prova experimental da curvatura do espaço-tempo aconteceu em 29 de maio 1919, durante um eclipse solar total observado por duas equipes de físicos, uma na África e ouotra aqui no Brasil, na cidade de Sobral, Ceará. O Brasil entrou de carona nesta história que projetou Albert Einstein para o mundo todo.

Em 2005 vamos comemorar 100 anos de Einstein. Mas as suas idéias sobrevivem a um século de comprovações e ainda continuam a dar o que falar. Saiu hoje uma notícia de que a NASA (agência espacial americana) conseguiu medir pela primeira vez o efeito "corpo-arrasto" que nada mais é do que o corpo massivo que deforma o espaço tempo arrastando-o por efeito de uma rotação. A medição foi feita com o planeta Terra que, ao girar ao redor do seu eixo, arrasta consigo o espaço e o tempo, afetando as órbitas dos satélites.

(*) Espaço-Tempo = espaço de quatro dimensões sendo 3 espaciais e 1 temporal. Para Einstein o tempo aparece como uma quarta dimensão.

Para saber mais...





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 18h40





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: VOTO ESPACIAL :::

ISS 

Quantas vezes o seu voto foi pro espaço?

Eu já perdi a conta de quantas vezes meu voto venceu a velocidade de escape do nosso querido planetinha azul, a Terra, e foi direto pro espaço.

Aliás, lixo espacial é pouco... O que deve ter de voto indo pro espaço e cruzando as galáxias não é brincadeira! E a cada eleição, seja municipal, estadual ou federal, dá-lhe refil de voto espacial!

Mas acabo de ler uma notícia diferente: um voto que VEM do espaço. O astronauta norte-americano Leroy Chiao, que atualmente encontra-se na ISS (Estação Espacial Internacional), tem garantido o seu direito de voto para presidência da república americana no próximo dia 2 de novembro. É o voto que (literalmente) VEM do espaço.

Diz a matéria que "Os astronautas norte-americanos obtiveram o direito de votar do espaço graças a uma lei aprovada no Texas por George W. Bush, que na época era governador do Estado. O centro de controle da Nasa fica em Houston, capital do Texas".

Foi o Bush?! Ih, será que o voto do astronauta volta pro espaço?!

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 15h16





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: RSS NA VEIA! :::

AWASU - leitor de RSS

RSS é um formato padrão de distribuição de informações na Internet. A partir de um software leitor de RSS você não precisa mais ficar clicando de site em site para capturar as informações. O próprio leitor faz a busca e traz as manchetes para você. Ao clicar nas manchetes do seu interesse, o leitor funciona como um browser que mostra a página e seu conteúdo. 

Desta forma, sem perder tempo, o software leitor de RSS trabalha em segundo plano e atualiza as informações em intervalos de tempo que podem ser programados no setup do próprio software. É uma maneira inteligente e confortável de você ficar sabendo praticamente em tempo real quando uma informação do seu interesse é publicada. Se você tiver conexão 24 h com a internet, então o serviço é fantástico. Alguns leitores criam janelas flutuantes quando uma nova manchete é publicada, ou piscam na bandeja do Windows e até tocam um som para chamar a sua atenção para a chegada de novidades. Se for do seu interesse, pode ler na hora e manter-se atualizadíssimo!

O Física na Veia! já tem um canal RSS próprio. E muitos outros conteúdos do UOL também estão disponíveis neste formato. Sempre que encontrar a pastilha  numa página, basta clicar com o botão direito do mouse e dar um "copiar atalho". Depois é só colar o endereço como um novo channel (canal) no leitor de RSS e acertar os detalhes do setup.

Parece um pouco complicado no começo mas, na verdade, é muito simples e prático.

Estou usando o AWASU (foto acima), software leitor de RSS freeware. Estou gostando e recomendo. Existem outros disponíveis e você pode testar e descobrir qual melhor se adapta às suas necessidades.

O canal RSS do Física na Veia! é http://fisicamoderna.rssblog.uol.com.br.

Recomendo o canal Folha Ciência que fica em em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/rss091.xml para manter-se up to date com as novidades científicas.

Mas atenção: não adianta clicar com o mouse nos links RSS. Se fizer isso, ou vai abrir uma página na linguagem XML, cheia de caracteres estranhos, ou abrir uma janela de download da página XML para o seu HD. Você tem que passar o link como um novo channel no leitor RSS, certo?

O software leitor AWASU você pode baixar do site do fabricante em http://www.awasu.com para começar a se divertir com esta incrível tecnologia. E não se esqueça de criar o canal do Física na Veia! no seu leitor para receber os posts do blog em tempo real.

Espero que goste! Eu achei a novidade genial!

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 23h19





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA :::

 Livro do prof. Kepler de Souza

Para quem gosta de estudar o Universo sob o ponto de vista da Física, uma dica de livro é Astronomia e Astrofísica, do prof. Dr. Kepler de Souza Oliveira Filho, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atual presidente da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira.

O prof. Kepler, que até no nome nos remete à história da Astronomia, também  mantém um site muito completo, com informações de alto nível, passadas de uma forma clara e precisa.

O único incoveniente, especialmente para alunos do ensino médio e que ainda não têm o domínio das ferramentas matemáticas mais avançadas, são algumas equações e cálculos que, às vezes, podem assustar os desavisados. Mas, também há muito texto, sem muita matemática e fácil de entender. E, como eu sempre digo para os meus alunos, se as contas ficarem complicadas, tente, pelo menos num primeiro momento, entender o espírito da coisa, as idéias, que é onde reside a Física propriamente dita. Depois, na faculdade, a gente aprende o "matematiquês de gente grande" e tudo fica certo!

Visite o site Astronomia e Astrofísica em http://astro.if.ufrgs.br.

O livro ficou disponível para download no site do prof. Kepler em formato PDF e era totalmente gratuito. Atualmente você pode encontrá-lo nas boas casas do ramo, como na livraria da Física (USP), em http://www.livrariadafisica.com.br/produto_detalhe.asp?id_produto=23849.  

Se quiser "pegar mais leve" e começar os seus estudos na área de Astronomia e Astrofísica por livros menos técnicos, veja minhas sugestões de leitura clicando aqui.

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 16h42





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA :::

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Em 9 de junho de 2004, o Presidente Lula criou, via decreto, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que será comemorada sempre em outubro, já a partir deste ano.

O objetivo desta iniciativa é mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um de nós e para o desenvolvimento do país.

A coordenação da semana será sempre do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, com a colaboração de entidades nacionais e instituições do setor.

Confira em http://www.mct.gov.br/semanact/index.htm.

 





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 23h08





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  ::: UM BEM OU UM MAL? :::

Chip para Humanos Chip, do tamanho de um grão de arroz,
para ser implantando em seres humanos

Tecnologia é algo bom ou ruim? Esta já é uma questão clássica. E, no meu ponto de vista, perguntar desta forma, admitindo apenas duas respostas, é muito simplista pois reduz o problema a dois pólos apenas: o bom e o mau.

A questão é muito mais complexa. É como dizer que uma moeda tem apenas dois lados. Vejo toda moeda como um cilindro e, portanto, com três lados (ou superfícies externas). Conte comigo: Lado 1) Cara - uma das bases do cilindro; 2) Lado 2: Coroa - a outra base do cilindro; Lado 3) Aquela beiradinha fininha - a lateral do cilindro - que, apesar de muito estreita e por isso mesmo quase sempre despercebida, não deixa de ser mais um lado.

Aliás, a beiradinha da moeda é a transição entre um extremo e outro e guarda em si justamente a importância de ser o equilíbrio entre os opostos. Acho que a questão da tecnologia para a sociedade tem que ser vista assim, com muito bom senso, sempre pensando nos "terceiros lados" que toda moeda sempre tem, buscando sempre o equilíbrio.

Afinal, a mesma tecnologia laser que permite cirurgias delicadas, com quase nenhum sangramento, ou transporta os strings de "zeros e uns" da informação digital através de cabos de fibra óptica, agilizando o fluxo de informações, também pode ser usada na mira de armas poderosas, minimizando as chances do inimigo escapar da pontaria computadorizada em guerras sempre muito questionáveis.

Resolvi abordar este tema porque li nesta semana que passou uma notícia que me fez ficar pensando aqui com os meus botões sobre os problemas dos novos tempos... O título era "EUA liberam implante de chip em humanos" e dizia que a FDA, agência que regula o uso de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, liberou o implante de chip em humanos para uso médico.

Apenas para "uso médico", ou seja, para guardar informações médicas relevantes sobre a pessoa como tipo sangüíneo, problemas de diabetes, hipertensão, cirurgias já realizadas, doenças crônicas, alergias, e por aí vai.

Só que é o primeiro passo para começar a "marcar" as pessoas, como os biólogos já fazem com animais silvestres há um certo tempo. Até que seria bastante confortável chegar num banco e um sensor ler o meu chip, com as minhas informações pessoais, número da conta, e isso propiciar um atendimento mais rápido e personalizado. Mas, por outro lado, para onde vai a minha (nossa) privacidade que é um direito nato de todos nós? E, já pensou chegar no balcão de uma companhia de plano de saúde e um sensor bisbilhotar a vida do indivíduo fazendo o valor do seguro subir proporcionalmente ao problemas médicos que ele já tem. E se, no futuro, para piorar as coisas, for possível mapear cada pessoa geneticamente logo ao nascer e, com isso, pudermos saber de antemão se esta pessoa terá mais adiante doenças que funcionam como bombas-relógio, com data marcada para eclodirem? Já pensou um bebê receber um chip com tudo isso gravado?

Ao escrever este texto, lembrei-me de "Admirável Gado Novo", clássico da MPB, composto por Zé Ramalho (http://www.zeramalho.com.br): "Êh, oh oh, vida de gado, povo marcado, êh povo feliz". Será por aí? Um dia todos seremos marcados? Se isso acontecer, será bom ou ruim?

Na verdade, enquanto a tecnologia avança, seria fantástico que, pelo menos na mesma proporção, a humanidade avançasse em questões como a ética e a cidadania. E não menos importantes são os avanços espirituais que podem nos fazer enxergar que somos todos uma mesma raça, pertencentes a um grande organismo vivo que é o nosso planeta que, por sua vez, é apenas uma "célula" do Universo... Talvez o terceiro lado da moeda venha daí.  

Você também pode ler a matéria sobre o chip em humanos em http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u36147.shtml.

Gostaria de saber a sua opinião sobre este tema, bastante complexo, e sem dúvida decisivo para o futuro de todos nós que pisamos nesta esfera azul chamada Terra. Aguardo comentários!





Um forte abraço. E Física na Veia!
prof. Júnior (@Dulcidio)
às 17h58





::
:: Clique e recomende este post para um amigo
::


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
 



Dulcidio Braz Jr
Físico/Professor, 49 anos

São João da Boa Vista
São Paulo/Brasil
  visitante(s) on line agora
Física na Veia!, um Blog Legal do UOL!
Clique e assine

Busca aqui no Física na Veia!
 
 

Clique para conhecer meu livro de Física Moderna
Sobre Física, você diria que:
Adora
Gosta, mas tem muita dificuldade em aprender
Não gosta, mas reconhece que é importante
Não gosta e acha bobagem
Odeia
Votar Ver resultado parcial





  ESPECIAIS TEMÁTICOS








Clique aqui e dê sua nota para o Física na Veia

Clique aqui e indique o Física na Veia para os amigos!





Add to Technorati Favorites